O que é rinite? Conheça os sintomas e tratamentos.
Cerca de 30% a 35% da população de Manaus sofre com a rinite e devido ao fator climático as chances do indivíduo contrair a inflamação são ainda maiores.
Espirros, coriza e nariz entupido: todo mundo tem, já teve ou ainda vai ter pelo menos um episódio de rinite.
Muito frequente em crianças, a rinite atinge cerca de 30% a 35% da população de Manaus e devido ao fator climático as chances do indivíduo contrair a inflamação são ainda maiores.
A rinite é uma inflamação aguda ou crônica das mucosas do nariz e sua causa está relacionada a diversos fatores de risco, entre eles estão resfriados, produtos químicos, medicamentos e alergias. A rinite pode ser classificada em aguda ou crônica, dependendo do tempo que ela persiste.
As rinites são classificadas através da frequência e intensidade dos sintomas e presença de complicações da inflamação, os principais tipos de rinite são:
- Rinite infecciosas: por ser o tipo mais comum, a rinite infecciosa é causada por um vírus ou bactéria autolimitada (que tem um tempo limitado), nesse tipo é comum ter resfriados;
- Rinite alérgica: é a reação do corpo quanto a inalação de alguma partícula estranha, causada por ácaros, umidade do ar, pólen e mudanças de temperatura;
- Rinite mista: é causada por bactérias ou vírus ao mesmo tempo;

Principais fatores que causam a rinite
- Inalação de ácaros da poeira;
- mudanças de temperatura;
- Odores fortes;
- Fumaça;
- Poluentes atmosféricos;
- Inalação de medicamentos indevidos;
- Histórico familiar de rinite;
- Predisposição genética;
- Presença de outras doenças alérgicas como asma, dermatite, conjuntivite;
- Exposição alergênica em indivíduos sensibilizados;
- Alterações estruturais anatômicas do nariz e seios da face, como desvio do septo nasal e hipertrofia de conchas nasais;
- Tabagismo;
- Frequentar ambientes com mofo ou poluentes;
- Frequentar ambientes com ar-condicionado sem manutenção;
- Variações súbitas de temperatura e umidade atmosférica;
Consequências da rinite e sinusite
A rinite e a sinusite não são apenas um incômodo, tem consequências mais sérias. Dores de cabeça, secreção nasal, reação alérgica, coceira no nariz, alterações nos ouvidos ou problemas no desalinhamento dos dentes (porque a pessoa passa a respirar mais pela boca) são citadas pelos especialistas.
Diagnóstico e tratamento da rinite
O diagnóstico da rinite é clínico com base na avaliação e exames físicos feitos pelo especialista. A rinite é classificada pela intensidade dos sintomas e seu impacto sobre a qualidade de vida do paciente. A doença pode ser leve, moderada ou grave.
Nesse caso, é importante procurar um otorrinolaringologista que irá pesquisar as causas da inflamação e recomendar o tratamento mais adequado para controlar a doença e ainda promover a prevenção e o alívio dos sintomas de forma segura.
O médico otorrinolaringologista deve ser consultado para a correta avaliação e acompanhamento do caso, se a rinite não tiver seus devidos cuidados, pode causar a obstrução nasal além de outras complicações como problemas de sono e ronco durante a noite, desalinhamento dos dentes devido a respiração pela boca, fadiga diurna, comprometimento da produtividade, entre outros problemas.
Para prevenir a rinite é importante seguir algumas dicas importantes como não fumar, realizar exercícios físicos e evitar a exposição ao fatores desencadeantes do problema, como os ácaros, produtos de limpeza e locais de poluição atmosférica.
Otorrinolaringologista em Manaus
Em Manaus, a clínica Otoclin conta com especialistas disponíveis para sua necessidade, além de recursos tecnológicos para o tratamento das complicações. Na maioria dos casos de apneia do sono, o distúrbio pode ser tratado com medidas e tratamento médico aplicado.
Marque sua consulta agora mesmo com um otorrinolaringologista da clínica, somente o médico poderá avaliar o seu caso e encontrar a solução mais eficaz para o problema.
Agende sua consulta ou exame conosco agora mesmo.
Entre em contato através de nosso telefone ou aperte no botão para agendar online.