O que é a labirintite?

Você sente tonturas, náuseas ou perda de equilíbrio ou de audição? Essa sensação de desorientação pode ter um nome: labirintite

A labirintite é uma infecção em uma estrutura delicada (o labirinto), localizada na parte interna do ouvido responsável pelo equilíbrio e audição. A maior parte dos casos são decorrentes de uma infecção viral, que faz com que essa estrutura fique inflamada. A infecção atinge até 33% da população brasileira.

Diversos vírus, bactérias, alergias ou lesões na cabeça podem causar a doença, mas geralmente ela inicia após uma infecção viral comum, como um resfriado ou uma gripe.
 
Causada por uma bactéria ou vírus a labirintite têm origem em outras doenças, como, por exemplo, a otite média (inflamação do ouvido médio) ou a meningite (inflamação das membranas do sistema nervoso central).  

Quando o labirinto está inflamado algumas sensações aparecem como tonturas e náuseas, devido a informação que chega até o cérebro do indivíduo dando a impressão de que a pessoa está em movimento quando está parada.  

Essa infecção pode acometer pessoas de todas as idades, contudo, é mais fácil aparecer em pessoas acima dos 40 anos de idade, em decorrência das mudanças que acontecem no metabolismo quando chega a essa idade.

As principais tonturas da labirintite

Migrânea vestibular

Provocado por dores de cabeça e tontura, pode ter a duração de minutos ou horas. Pode ser acompanhado de sintomas auditivos (zumbido no ouvido), além de enxaqueca.

Neurite vestibular

Provocada por tonturas com duração de dias, acompanhado de náuseas e vômitos. A neurite compromete o nervo vestibular.

Vertigem posicional paroxística benigna

Provocada pela mudança da posição da cabeça, é o tipo mais comum de tontura. Não é acompanhado de sintomas auditivos, suas causas está dentro da orelha interna.

Meniére

Provocada por tontura que pode durar minutos ou horas. Causa a diminuição da audição e zumbido no ouvido.

Principais sintomas da doença

São diversos os sintomas  da labirintite. Veja alguns deles:  

Principais fatores de risco

Alguns fatores de risco aumentam a chance da pessoa ter labirintite, são eles:  

Qual é o diagnóstico da doença?

O médico mais indicado para diagnosticar a labirintite é o médico otorrinolaringologista. O especialista pode fazer exames físicos e neurológicos completos para realizar o diagnóstico.   Os exames efetuados para diagnosticar a doença quando o paciente apresenta os sintomas da infecção são: tomografia computadorizada, ressonância magnética e testes vestibulares.   O tratamento da labirintite depende da causa da doença, mas provavelmente serão utilizados medicamentos para tratar os sintomas e reduzir o processo infeccioso.

Algumas dicas sobre a labirintite

É aconselhável que o paciente faça repouso na cama, para evitar quedas, e para o alívio dos sintomas. Cuidado especial para aquelas pessoas que trabalham em alturas ou operam máquinas. É muito importante tomar bastante líquido, para evitar desidratação.

Durante uma crise, manter-se deitado em uma posição confortável (de lado geralmente é melhor), evite comer chocolate, café e o consumo de bebidas alcoólicas; suspenda o uso de cigarros; evite luzes de forte intensidade para não haver situações de desequilíbrio (tontura); mantenha-se em ambiente calmo e silencioso.

A mudança no estilo de vida é fundamental para evitar as crises, levando uma vida mais saudável, ingerindo comidas ricas em proteínas e legumes, praticar atividades físicas, além de controlar os níveis de colesterol e triglicérides diminuem os riscos da infecção.

Otorrinolaringologista em Manaus

Em Manaus, a clínica Otoclin conta com especialistas disponíveis para sua necessidade, além de recursos tecnológicos para o tratamento das complicações. Na maioria dos casos de apneia do sono, o distúrbio pode ser tratado com medidas e tratamento médico aplicado.  Marque sua consulta agora mesmo com um otorrinolaringologista da clínica, somente o médico poderá avaliar o seu caso e encontrar a solução mais eficaz para o problema

Deseja agendar uma consulta?

(92) 3305-7380