ouvido cera
Cera de ouvido é uma secreção natural encontrado na orelha. Ela protege a audição contra a sujeira e bactérias, evitando qualquer tipo de infecção. A cera é composta por epitélio (células da pele), poeira e secreção oleosa da glândulas sebáceas  no canal auditivo. Estas secreções lubrificam o cana auditivo prevenindo ressecamento. A composição de cera varia de indivíduo para indivíduo dependendo da dieta, idade e ambiente.

O que preciso fazer com o acúmulo de cera?

Se a cera não está causando nenhum problema, é melhor deixar como está. O ouvido se limpa sozinho. Por isso é desnecessário tentar remover a cera você mesmo. Se notar que a cera está do lado externo do ouvido, poderá limpá-la. Porém, a cera pode se acumular, particularmente quando o ouvido está muito seco ou com muito pelo. A cera também pode acumular com o uso de cotonete, pois você vai empurrando pouco a pouco a cera para baixo. Algodão pode causar ressecamento no canal auditivo causando irritamento.

Como posso remover a cera de ouvido em casa?

Se você tem alguma dor no ouvido, não tente fazer nenhum tratamento em casa mas procure um especialista. Há pessoas que usam pázinha para remover a cera. Porém o mal uso pode causar infecção.  Existem vários tipo de gotas para o ouvido mas não é tão simples para usar já que existem pessoas que têm peles sensivéis.

O uso de azeite também é comum e simples. Disponível em supermercados e, já que não precisa aquecer antes, facilita bastante o uso. Três a quatro gotas, de duas a três vezes ao dia por uma ou duas semanas é suficiente, assim a cera sai sozinha pelo ouvido. Utilize um conta gota e encoste a sua cabeça por alguns minutos para um lado. Depois desse tempo use um algodão para secar o excesso de azeite no lado de fora do ouvido.

Cera de ouvido e perda auditiva

A perda auditiva pode ter várias causas. A causa de mais fácil tratamento é o excesso de cera nos ouvidos, que acaba bloqueando o som. A cera em excesso dentro do ouvido pode afetar pessoas de todas as idades. Como a cera se acumula no canal do ouvido, fica mais difícil as ondas sonoras alcançarem a cóclea. A perda auditiva ocorre gradualmente com o passar do tempo por causa deste acúmulo, e pode até passar despercebida por longos períodos. Mesmo que a cera for removida e o som entrar com mais facilidade, a sensação de zumbido poderá aumentar até o período de adaptação.

Um médico pode remover a cera usando um tipo de óleo para soltar o acúmulo e a amolecendo, escavando e aspirando a cera amolecida.

CategoryNotícia
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

©2016 - otoclin | Desenvolvido por dreampixel com